Uma religião legitimamente brasileira ️️️

Uma religião legitimamente brasileira: a amada e incompreendida Umbanda. 🙏🇧🇷🕯️

Essa tela sempre me chamou muito a atenção, pois além da simplicidade, a bandeira do Brasil é destacada. Não sei para você que está lendo essa mensagem, mas tenho muito orgulho de ser brasileiro e umbandista.

A Umbanda é uma grande mãe, que acolhe e conforta quem quer que seja. Seja pobre ou rico, preto ou branco, umbandista ou de outra religião. Seu pilar tem Caboclo e Preto Velho, uma homenagem aos que tanto sofreram injustiças no passado e sofrem consequências no presente. Tem a criança / erê, o baiano, o cigano, o marinheiro, o boiadeiro e até exu e pombagira. Cada um com sua magia, cada um com seu axé. A única exigência dos guias espirituais, é ter o coração puro e fazer tudo com muito amor.

Para entender quem somos hoje, precisamos olhar para o passado e agradecer a todos que resistiram e lutaram para que hoje vivêssemos a Umbanda. Uma religião que agrega, acolhe, conforta, instrui, direciona. E brasileira. Onde cada terreiro tem seu axé, sua forma de cultuar os santos e orixás.

Fiz uma pergunta esses dias atrás, de curioso que sou: Irmão / Irmã umbandista, em seu terreiro, templo, choupana, centro, casa, cazuá… tem a bandeira do BRASIL?

Não porque precisa… não porque é necessário… foi apenas uma observação. Mas, sei lá, é uma religião que nasceu aqui, na nossa terra, no nosso axé. Acho bonito quando vejo alguma menção a esse fato irremediável. E por que não, uma do nosso país e outra da Umbanda?

Apenas uma reflexão, talvez sem importância, mas que faz a gente pensar, pensar, pensar…

Obrigado a todos que comentaram e participaram.

Axé! Saravá! Mojubá!
Por João Paulo Francisco

 

_________________

⭐️ Curta, Compartilhe e Comente! Por gentileza, ao copiar, dar o devido crédito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s