A Umbanda é Brasil!

A Umbanda é uma religião brasileira porque traz em sua raiz a tríade: caboclo, preto velho e erê. O índio semeador das terras brasileiras, protetor da natureza e dos animais. Também tem a figura do negro, que emprestou – mesmo de forma injusta – sua força, trabalho e sua alma para a agricultura, cultivo das terras, plantio da cana de açúcar e colheita do café. E o erê, que representa a pureza da criança essenciais a todo ser humano para ter uma vida leve e feliz.

E aos poucos, chegaram os marinheiros com seu balanço, sorriso e felicidade. Tem capitão, marujo e ajudante, sim senhor. E tem também o humilde pescador, semeador da multiplicação dos peixes. Ahhh marinheiros, sejam bem vindos.

Na Bahia tem dendê? Tem acarajé? Baiano bom é aquele que sabe trabalhar com um largo sorriso no rosto, com seu gingado e simpatia. Só poderiam acostar na Umbanda.

E o sertão e a boiada, tem que ter bravo senhor. “Êeee boi”, gritou o boiadeiro. Sinceridade e força ele têm, conduz a boiada com seu cavalo e com seu laço amarra a maldade para nos proteger.

Depois, a magia cigana  veio chegando de longe. Mas, o que é que tem? Todo povo é bem vindo nessa terra, seja encarnado ou no astral.

E nos caminhos percorridos tem exu e pombagira, abrindo a estrada e ajudando a suportar todas as coisas que não entendemos. Tem corrupção, maldade, má fé e muita gente prejudicando o povo de bem. Então ele nos dão força e vitalidade, mostrando o quanto a vida ainda pode ser bela.

Percebeu? O Brasil e a Umbanda são mesmo assim. Acolhe a todos, não importa quem seja ou de onde vem. Recebem de braços abertos, com o coração radiante, levando a bandeira de Oxalá aos quatro cantos do mundo. Hoje e sempre.

A ninguém é negado ajuda, uns aprendem com os outros. É o povo do bem, amigo, confiante e feliz. A Umbanda só poderia nascer nessa terra abençoada que a mistura do mundo todo.

Saravá a religião brasileira, saravá a Umbanda.
Por João Paulo Francisco

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s