Livro “Sonho dos Orixás”, um livro para crianças!

A resenha desta vez para a série LITERATURA UMBANDISTA, do canal Uma simples conversa no Youtube, é sobre o livro “Sonho dos Orixás”, escrito por mim (João Paulo Francisco), com a orientação do preto-velho Pai Antônio e Erê Juninho. Assista ao vídeo aqui!

Cada vez mais os trabalhos na literatura Umbandista vem aparecendo e ganhando espaço. Desde romances Umbandistas até livros doutrinários, o acervo vem aumentado expressivamente, desde a qualidade do material, conteúdo e diversidade. Porém, direcionado para as crianças não existe absolutamente nada.

Além dos pequenos serem o futuro da religião, é expressamente importante trabalhar a psicologia através das características e essências dos Orixás e entidades, ajudando na formação de caráter, postura e espiritualidade.

Foi com essa linha de pensamento que em uma gira de São Cosme e São Damião, incorporado com o erê, perguntei o motivo das crianças estarem em grande quantidade e nas outras, só em casos graves e urgentes. Foi nesse momento, que o Juninho (erê que trabalha comigo) sugeriu:

“– Tio, por que não fazemos um livro para as crianças?”.

Nunca escrevi histórias infantis, então, vi uma dificuldade grande neste pedido. Mas, percebi que era um pedido da espiritualidade e então, pedi orientação ao Pai Antônio, que me encorajou e inspirou junto ao Erê Juninho a apresentar os Orixás para as crianças.

livro-sonho-dos-orixas1
Os Orixás reunidos com o personagem Juninho.

Após o personagem Juninho ir para a cama, começou a questionar-se se Deus foi o único que criou o mundo. O planeta Terra é tão grande e complexo, que essa dúvida ficou latente em seu pensamento. Então, após fazer sua oração, ele dormiu. Mas, o que não esperava, era que iria acordar em um outro mundo: Aruanda.

Juninho acorda em um mundo encantado, cheio de mistérios e natureza. Aruanda passava uma paz incrível, então ele começou a andar para ver se alguém morava ali.

livro-sonho-dos-orixas-aruanda
O início da viagem em Aruanda.

O livro explora a imaginação das crianças, com desenhos lúdicos e cheio de cores. O personagem começa sua viagem andando por uma estrada de terra, em meio a natureza. Até que avista um velho de branco, com corpo um pouco curvado e um cajado na mão.

livro-sonho-dos-orixas-oxala
Conhecendo o Pai Oxalá.

O primeiro Orixá que Juninho conhece é Pai Oxalá. Ele explica que Deus ou Olorum criou o mundo, mas que também criou grandes guerreiros que nos auxiliam aqui na Terra. E que se o Juninho caminhasse pela longa estrada de terra, iria descobrir quem são os outros Orixás que habitam Aruanda. A ansiedade toma conta do menino e logo vai andando para conhecer os outros guerreiros.

livro-sonho-dos-orixas-oxum.jpg
Brincando com mamãe Oxum.

O personagem conhece cada Orixá em seus ambientes específicos, deixando um cenário bonito e um aprendizado intuitivo, despertando a imaginação.

Se pensarmos profundamente relacionando as características dos Orixás, percebemos a similaridade com os grandes super-heróis como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Tempestade. A forma como as crianças se relacionam e se espelham nos super heróis, possibilita um grande aprendizado e exemplo a ser seguido. Então, por que não utilizamos as essências divinas que os Orixás nos traz?

O grande intuito do livro, também, é incentivar aos pais a levarem os filhos em todas as giras, e não só nas de São Cosme e Damião. Quando a criança se relaciona e convive dentro do terreiro, ele aprende a serenidade dos Pretos-Velhos, a sabedoria dos Caboclos, a força de Ogum, a alegria dos Baianos, a pureza dos Erês, a honestidade dos Boiadeiros, a seriedade dos Exus, a graciosidade das Pomba-Giras.

O Sonho dos Orixás foi criado especialmente para as crianças, e principalmente, para incentivar cada vez mais trabalhos voltados para este tema.

livro-sonho-dos-orixas-iansa.jpg
Os segredos do vento. Iansã ensinando o Juninho sobre seus mistérios.
livro-sonho-dos-orixas-exu-pombagira.jpg
Conhecendo a graciosidade da Pomba-Gira e a seriedade de Exu.

O livro aborda os Orixás Oxalá, Oxum, Oxóssi, Xangô, Iansã, Nanã, Exu, Pomba Gira, Obaluaê, Cosme e Damião. Mas não vai parar por aí. Pois o personagem tem que conhecer os ajudantes dos Orixás, que trabalham com muito amor e devoção, como os Caboclos, Pretos-Velhos, Boiadeiros, Baianos, Ciganos, Erês, Exus, Pomba Gira, Marinheiros e muito mais.

Que os Orixás e as entidades abençoem aos irmãos Umbandistas para olharem com empenho e carinho o trabalho com as crianças, expandindo a consciência e explorando esse universo mágico.

Sonho dos Orixás é um trabalho singelo que busca entreter os pequenos e emocionar os adultos. Você pode encontrar o livro aqui e presentear seus filhos. Que Oxalá abençoe as crianças com muito amor.

Axé!

Livro Sonho dos Orixás
Autor: João Paulo Francisco
Ilustrações: Isabella Rodrigues
Editora: Versos Seremos
Ano: 2016
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s